Patrick Blenkarn & Milton Lim
asses.masses
Setembro
2025
estreia nacional
Sáb
27
Sinopse
asses.masses é um videojogo personalizado e concebido para ser jogado — de início ao fim — por um público ao vivo, uma pessoa de cada vez. É uma história épica, com mais de 7 horas, de uma manada de burros desempregados que tentam recuperar os seus empregos, enquanto navegam pelos perigos de uma sociedade pós-industrial, na qual foram despedidos. Atrevido, político e mais bem descrito como um encontro entre Animal Farm, Pokémon e Final Fantasy, o espetáculo entrega o comando ao seu público, convidando-o a explorar o espaço entre o trabalho que nos define e o jogo que nos liberta. — Patrick Blenkarn & Milton Lim
Este espetáculo é um jogo coletivo, no qual toda a gente pode jogar, se quiser. A duração é variável, dependendo inteiramente das escolhas do público ao longo do jogo. Haverá quatro intervalos: será servida comida e bebida em cada um deles.
asses.masses aborda conteúdos sensíveis, incluindo temas relacionados com saúde mental, suicídio, violência policial, simulações de atos sexuais e o uso de linguagem imprópria.
trabalho
videojogos
burros
Informação adicional
- Preço
12€
- Duração
7h30 com 4 intervalos
- Classificação etária
14+
- Informação adicional
Texto em português
Texto biografia autores
Patrick Blenkarn e Milton Lim são artistas conceptuais que exploram questões urgentes sobre o valor social da arte, o trabalho digital e o potencial político dos jogos. Combinando as suas formações em performance, filosofia, psicologia e meios digitais, o seu trabalho conjunto materializa-se em jogos de vídeo, instalações participativas, arquivos digitais e jogos de cartas. Para além de asses.masses, Patrick e Milton são também cofundadores do arquivo nacional canadiano de vídeo sobre performance (videocan) e cocriadores de um jogo de cartas sobre economia das artes performativas (culturecapital), de um jogo de interpretação de papéis sobre design cultural (FARCE) e de uma intervenção de escape room num museu alemão (FUNFUG FORUM). Os seus projetos foram apresentados por todo o Canadá, bem como na Alemanha, Argentina, México, Itália, Reino Unido e Estados Unidos da América, em inglês, francês, italiano, catalão, alemão e espanhol. O próximo projeto, dam.nation, segue a história verídica de vinte castores canadianos adquiridos pelo governo argentino em 1946.
Ficha técnica
- Codireção, texto, programação, pixel art e animação 2D
Patrick Blenkarn
Codireção, texto, design de som, vídeo, shaders e efeitos visuais 3D
Milton Lim
Dramaturgia, texto e produção de digressão
Laurel Green
Música original e som
David Mesiha
Pixel art e animação 2D
Clarissa Picolo, William Roth
Ambientes 3D
Ariadne Sage
Programação adicional
Samuel Reinhart
Tradução para português
Clarissa Picolo
- Tour operators
Patrick Blenkarn, Milton Lim, Laurel Green, David Mesiha, Stéphane Noel
Distribuição internacional
Stéphane Noël / Materialise
Apoio
Shadbolt Centre for the Arts, The Theatre Centre, VIVO Media Arts, Embassy of Canada to Argentina and Paraguay
Apoio financeiro
Creative BC, the British Columbia Arts Council, and Canada Council for the Arts
Coprodução
National Arts Centre of Canada’s National Creation Fund