Saltar para conteudo

Sinopse

Coapresentação com Culturgest

Marlene Monteiro Freitas

NÔT

Setembro

2025

Sex
19
Sáb
20

Sinopse

De um lado, um muro de pessoas; do outro, um muro de pedras, como que “entre a espada e a parede”, um palco. Neste vale encantado, um espetáculo em miniatura moldado para caber em grandes espaços. Tem a forma de uma fábula, resultado da acumulação de vários contos — alguns de amor, outros de guerra; alguns de viagens, outros bestiais. São contos-arma que garantem a sobrevivência do seu narrador, num duelo entre a imaginação e um coração petrificado. São contos-lamento que celebram ausentes, num duelo entre vida e morte, prisão e liberdade, vício e virtude, realidade e desejo. Nesta arquitetura de pedra-sobre-pedra e de pessoa-sobre-pessoa, um espelho imaginário. Artefacto de multiplicação, projeção, alienação e encantamento que, noite após noite, transformará o palco numa cebola. De camada em camada, envolta em odores e salpicos invisíveis, a “boca contadeira” oferece-se à espada e à parede, adicionando um conto à infinitude dos contos. — Marlene Monteiro Freitas

conto

sobrevivência

suspense

escala

Desenho a cores de ferida aberta com fios de sutura e sangue a escorrer, nas costas de uma pessoa.

© DR

Info sobre horário e bilhetes

Sex

19.09

19:30

Sáb

20.09

19:30

RivoliGrande Auditório

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 
    12€
  • Duração 
    A definir
  • Classificação etária 
    A definir pela CCE

Acessibilidades do espetáculo

Acessível a pessoas em cadeira de rodas

Texto biografia autores

Marlene Monteiro Freitas (Cabo Verde, 1979) estudou dança na P.A.R.T.S, em Bruxelas, na ESD – Escola Superior de Dança e na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Trabalhou com coreógrafos como Loic Touzé, Emmanuelle Huynh, Tânia Carvalho e Boris Charmatz. Entre outras, as suas criações incluem: Canine Jaunâtre 3 (2024), LULU (2023), RI TE (2022), ÔSS (2022), a performance Idiota e exposição X AND (2022), Pierrot Lunaire (2021), Mal – Embriaguez Divina (2020), a instalação Cattivo (2019), Canine Jaunâtre 3 (2018), Bacantes – Prelúdio para uma Purga (2017), Jaguar (2015), De Marfim e Carne Estátuas Também Sofrem (2014), Paraíso-Colecção Privada (2012), (M)imosa (2011), Guintche (2010), A Seriedade do Animal (2009), Uns e Outros (2008), A Improbabilidade da Certeza (2006), Larvar (2006), Primeira Impressão (2005). NÔT é sua mais recente criação para o Festival de Avignon. O denominador comum destas obras é a abertura, o hibridismo, a impureza e a intensidade. Em 2015, em Lisboa, cofundou P.OR.K, a estrutura que, desde então, tem produzido o seu trabalho. Em 2017, Jaguar recebeu o Prémio SPA de Coreografia e o Governo de Cabo Verde distinguiu as suas realizações culturais. Em 2018, foi premiada com um Leão de Prata pela Bienal de Veneza. Em 2020, Bacchae recebeu o Prémio de Melhor Performance Internacional da Les Prémis de la Critica d'Arts Escèniques de Barcelona, e, em 2022, recebeu o Prémio Chanel Next e o Prémio Evens de Artes. Desde 2020, é co-curadora do projeto (un)common ground, sobre a inscrição artística e cultural do conflito israelo-palestiniano.

Ficha técnica

  • Coreografia
    Marlene Monteiro Freitas

    Assistência de coreografia
    Francisco Rolo

    Interpretação
    Ben Green, Henri “Cookie” Lesguillier, Joãozinho da Costa, Mariana Tembe, Marie Albert, Miguel Filipe, Rui Paixão, Tomás Moital

    Cenário
    Yannick Fouassier, Marlene Monteiro Freitas

    Iluminação e direção técnica
    Yannick Fouassier

    Figurinos
    Marlene Monteiro Freitas, Marisa Escaleira

    Som
    Rui Antunes

    Assistência de palco
    Ana Luísa Novais

    Adereço especial de palco
    Cláudio Silva

    Estágio em cenografia
    Emma Ait-Kaci

    Consultoria artística
    João Figueira, Martin Valdés-Stauber  

    Produção
    P.OR.K

    Difusão
    Key Performance

  • Coprodução
    Teatro Municipal do Porto, Festival d’Avignon, Berliner Festspiele, International Summer Festival Kampnagel, Culturgest, MC2: Maison de la Culture de Grenoble - Scène nationale, Le Quartz - Scène Nationale de Brest, La Comédie de Clermont- Ferrand scène nationale, Maison de la danse, Lyon – Pôle européen de creation, La Villette - Paris, La Comédie de Genève & La Bâtie-Festival de Genève, Onassis STEGI, Kunstenfestivaldesarts, PACT Zollverein

    Apoio à criação
    O Espaço do Tempo, Alkantara, OPART, E.P.E./Estúdios Victor Córdon, Onassis AiR, MC2: Maison de la Culture de Grenoble - Scène nationale, International Summer Festival Kampnagel

    Apoio institucional
    Dançando com a Diferença

    Agradecimentos
    Carlos Duarte, Atelier MC2 Grenoble

    A pesquisa dramatúrgica do NÔT foi apoiada pelo Onassis AiR, em 2025.

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close