Coapresentação com Culturgest
Marlene Monteiro Freitas
NÔT
Setembro
2025
Sex
19
Sáb
20
Sinopse
De um lado, um muro de pessoas; do outro, um muro de pedras, como que “entre a espada e a parede”, um palco. Neste vale encantado, um espetáculo em miniatura moldado para caber em grandes espaços. Tem a forma de uma fábula, resultado da acumulação de vários contos — alguns de amor, outros de guerra; alguns de viagens, outros bestiais. São contos-arma que garantem a sobrevivência do seu narrador, num duelo entre a imaginação e um coração petrificado. São contos-lamento que celebram ausentes, num duelo entre vida e morte, prisão e liberdade, vício e virtude, realidade e desejo. Nesta arquitetura de pedra-sobre-pedra e de pessoa-sobre-pessoa, um espelho imaginário. Artefacto de multiplicação, projeção, alienação e encantamento que, noite após noite, transformará o palco numa cebola. De camada em camada, envolta em odores e salpicos invisíveis, a “boca contadeira” oferece-se à espada e à parede, adicionando um conto à infinitude dos contos. — Marlene Monteiro Freitas
conto
sobrevivência
suspense
escala
Informação adicional
- Preço
12€
- Duração
A definir
- Classificação etária
A definir pela CCE
Acessibilidades do espetáculo
Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Texto biografia autores
Marlene Monteiro Freitas (Cabo Verde, 1979) estudou dança na P.A.R.T.S, em Bruxelas, na ESD – Escola Superior de Dança e na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Trabalhou com coreógrafos como Loic Touzé, Emmanuelle Huynh, Tânia Carvalho e Boris Charmatz. Entre outras, as suas criações incluem: Canine Jaunâtre 3 (2024), LULU (2023), RI TE (2022), ÔSS (2022), a performance Idiota e exposição X AND (2022), Pierrot Lunaire (2021), Mal – Embriaguez Divina (2020), a instalação Cattivo (2019), Canine Jaunâtre 3 (2018), Bacantes – Prelúdio para uma Purga (2017), Jaguar (2015), De Marfim e Carne Estátuas Também Sofrem (2014), Paraíso-Colecção Privada (2012), (M)imosa (2011), Guintche (2010), A Seriedade do Animal (2009), Uns e Outros (2008), A Improbabilidade da Certeza (2006), Larvar (2006), Primeira Impressão (2005). NÔT é sua mais recente criação para o Festival de Avignon. O denominador comum destas obras é a abertura, o hibridismo, a impureza e a intensidade. Em 2015, em Lisboa, cofundou P.OR.K, a estrutura que, desde então, tem produzido o seu trabalho. Em 2017, Jaguar recebeu o Prémio SPA de Coreografia e o Governo de Cabo Verde distinguiu as suas realizações culturais. Em 2018, foi premiada com um Leão de Prata pela Bienal de Veneza. Em 2020, Bacchae recebeu o Prémio de Melhor Performance Internacional da Les Prémis de la Critica d'Arts Escèniques de Barcelona, e, em 2022, recebeu o Prémio Chanel Next e o Prémio Evens de Artes. Desde 2020, é co-curadora do projeto (un)common ground, sobre a inscrição artística e cultural do conflito israelo-palestiniano.
Ficha técnica
- Coreografia
Marlene Monteiro Freitas
Assistência de coreografia
Francisco Rolo
Interpretação
Ben Green, Henri “Cookie” Lesguillier, Joãozinho da Costa, Mariana Tembe, Marie Albert, Miguel Filipe, Rui Paixão, Tomás Moital
Cenário
Yannick Fouassier, Marlene Monteiro Freitas
Iluminação e direção técnica
Yannick Fouassier
Figurinos
Marlene Monteiro Freitas, Marisa Escaleira
Som
Rui Antunes
Assistência de palco
Ana Luísa Novais
Adereço especial de palco
Cláudio Silva
Estágio em cenografia
Emma Ait-Kaci
Consultoria artística
João Figueira, Martin Valdés-Stauber
Produção
P.OR.K
Difusão
Key Performance
- Coprodução
Teatro Municipal do Porto, Festival d’Avignon, Berliner Festspiele, International Summer Festival Kampnagel, Culturgest, MC2: Maison de la Culture de Grenoble - Scène nationale, Le Quartz - Scène Nationale de Brest, La Comédie de Clermont- Ferrand scène nationale, Maison de la danse, Lyon – Pôle européen de creation, La Villette - Paris, La Comédie de Genève & La Bâtie-Festival de Genève, Onassis STEGI, Kunstenfestivaldesarts, PACT Zollverein
Apoio à criação
O Espaço do Tempo, Alkantara, OPART, E.P.E./Estúdios Victor Córdon, Onassis AiR, MC2: Maison de la Culture de Grenoble - Scène nationale, International Summer Festival Kampnagel
Apoio institucional
Dançando com a Diferença
Agradecimentos
Carlos Duarte, Atelier MC2 Grenoble
A pesquisa dramatúrgica do NÔT foi apoiada pelo Onassis AiR, em 2025.