Saltar para conteudo

Sinopse

FIMP 2025 no TMP

Justin Talplacido Shoulder & The Future Folklore Collective

ANITO

Outubro

2025

estreia nacional

Sex
17
Sáb
18

Sinopse

Para os primeiros filipinos — como muitos ainda hoje  acredita-se que uma força vital ou alma habita todas as entidades, animadas ou inanimadas. Estes espíritos são chamados de “anitos”. ANITO é um folclore do futuro, informado pela ancestralidade do coletivo, pela incorporação queer e pela história diversificada da prática. O trabalho centra-se na importância dos espíritos da natureza, interagindo com eles como guias para imaginar possíveis futuros paralelos. No espetáculo, ecologias maravilhosas emergem de uma paisagem mutável e fértil, criada por mãos e ativada por corpos. A megafauna dança o tempo profundo. Raízes do submundo ancestral criam fendas nas fundações coloniais. As estações mudam, num mundo de puro terror e tremenda beleza.  —  Justin Talplacido Shoulder & The Future Folklore Collective 

futuro

descoberta

mudança

espírito

Fotografia a cores. Numa placenta gigante e flutuante, em posição fetal, duas pessoas encaixam-se, cada uma virada para um lado.

© Fausto Brusmolino

Info sobre horário e bilhetes

Sex

17.10

21:30

Sáb

18.10

17:00

Campo AlegreAuditório

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 
    9€
  • Duração 
    1h
  • Classificação etária 
    12+

Acessibilidades do espetáculo

Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Sem texto
Sons muito altos ou intensos

Texto biografia autores

Justin Talplacido Shoulder é um artista que muda de forma e conta histórias, trabalhando principalmente com performance, escultura, vídeo e eventos coletivos. Também conhecido como Phasmahammer, a sua prática é uma ecocosmologia de alter personas baseada no mito ancestral queer. O artista usa o seu corpo e arte como um instrumento metafísico para um futurismo queer Filipinx. Shoulder acredita na performance e na cerimónia partilhada como medicina comunitária para tempos difíceis. É membro fundador do coletivo de artistas queer, The Glitter Militia, com o seu parceiro e principal colaborador, Matthew Stegh. É também codiretor do coletivo, Club Ate com o artista Bhenji Ra. Inspiradoa pela sua herança filipina comum e pelo interesse em criar novas narrativas de maternidade e irmandade, o duo criou uma série de angariações de fundos, bailes e noites de variedades, convidando e celebrando a família queer e trans da Ásia-Pacífico local. Os trabalhos de teatro e artes visuais de Shoulder têm sido apresentados em toda a Austrália e internacionalmente, onde trabalham em contextos de galeria, clube noturno e teatro.   

Ficha técnica

  • Direção, interpretação e co-conceção 
    Justin Talplacido Shoulder 

    Design de produção 
    Matthew Stegh, Justin Talplacido Shoulder 

    Design de figurinos 
    Matthew Stegh, Anthony Aitch, Justin Talplacido Shoulder 

    Design de som e partitura ao vivo 
    Corin Ileto 

    Interpretação e co-conceção 
    Eugene Choi 

    Mentoria e colaboração 
    Victoria Hunt 

    Design de luz/visual 
    Fausto Brusamolino 

  • Técnica de design de figurinos 
    Brenda Lam, Anthony Aitch, Luna Aquatica 

    Produção  
    Jason Cross (Insite Arts) 

    Agradecimentos especiais 
    Marrugeku & Talking Bodies 

    ANITO foi apoiado pelo Restart Investment to Sustain and Expand (RISE) Fund – uma iniciativa do Governo da Austrália; Create NSW;  Australian Government’s Major Festivals Initiative, gerida pela Creative Australia, o seu órgão de financiamento e consultoria em artes, em associação com a Confederation of Australian International Arts Festivals Inc.., comissionado pelo RISING, Sydney Festival e MONA FOMA. 

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close