António Afonso Parra / A Turma
O Mundo Mágico do Tudo Bem
Junho
2025
estreia
Sex
13
Sáb
14
Sinopse
O circo é um sítio de fantasia onde o diabo fica à porta. Um Mundo Mágico do Tudo Bem, onde conseguimos pôr os problemas numa zona mental de suspensão. Uma trupe de circo cansada da sua missão, decide trancar as portas durante um espetáculo e tornar o seu público refém. Cansados de usar máscaras, de fugir à realidade e ao que os perturba, estes artistas decidem que há que enfrentar a realidade: a Humanidade falhou. O mundo mágico do tudo bem já não chega para cobrir os esqueletos todos que temos amontoados debaixo da cama, onde ainda conseguimos dormir uns minutos acossados com a falta de ar e de espaço. — António Afonso Parra / A Turma
Para além dos recetores da audiodescrição e respetivos auriculares que poderá requisitar antes do espetáculo, esta sessão de audiodescrição terá, também, transmissão para telemóveis smartphone, através da aplicação LiveVoice (iOS / Android). No dia da sessão, poderá solicitar mais informações e os seus dados de acesso, mediante apresentação do bilhete para a sessão. Para aceder ao serviço, será necessário trazer o seu?smartphone?e auscultadores.
fantasia
circo
hecatombe
alienação
cataclismo
Informação adicional
- Preço
12€
- Duração
A definir
- Classificação etária
A definir pela CCE
- Informação adicional
Falado em português com legendas em inglês
Acessibilidades do espetáculo
Audiodescrição
Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Texto
Legendagem
Texto biografia autores
António Afonso Parra é ator, músico, autor, professor e encenador. Formou-se em teatro - interpretação na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, e começou a carreira profissional em 2007. É membro fundador de duas estruturas teatrais: A TURMA e AMANDA, onde trabalha continuamente como dramaturgo, autor, ator e encenador. Tem obras editadas em coletâneas de peças teatrais levadas a cabo pela AMANDA. Fundou em 2007, com Tiago Correia, o seu projeto musical Les Saint Armand tendo já editado dois álbuns e contando com algumas composições de música para produções teatrais. Como ator, trabalha regularmente com estruturas como Ensemble – Sociedade de Actores, Ao Cabo Teatro, Teatro da Rainha, Teatro Nacional de São João, onde destaca o seu trabalho com os encenadores Nuno M Cardoso, Rogério de Carvalho, José Carretas, Fernando Mora Ramos, Ricardo Pais, Nuno Carinhas, Nuno Cardoso, Albano Jerónimo, Jorge Pinto, entre outros. Investe grande parte do seu trabalho nas artes de palco, não deixando, porém, de fazer algumas incursões no mundo da televisão e do cinema, onde destaca os trabalhos com Tiago Guedes e Artur Serra Araújo. É, desde 2015, professor de interpretação na ACE Famalicão. Recentemente, escreveu e encenou Casa dos Pais, uma coprodução A TURMA / TMP e adaptou e encenou O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - Uma História de Amor a partir do romance homónimo de Jorge Amado.
Ficha técnica
- Encenação
António Afonso Parra
Dramaturgia
Luís Araújo, António Afonso Parra
Direção musical
João Grilo
Assistência de encenação
Luísa Osório
Desenho de luz
Nuno Meira
Desenho de som
Filipe Louro
Cenografia
Ana Gormicho
- Figurinos
Pedro Morim
Vídeo
João Parra
Pintura
Madalena Pinto
Direção de produção
Inês Arinto
Direção de comunicação
Ana Rita Rodrigues
Design dossier
Francisco Ribeiro
Interpretação
Albano Jerónimo, Hélder Guimarães, João Grilo, Rui Paixão
Audiodescrição
Josélia Neves/Pós-graduação em audiodescrição para as indústrias criativas (ISCAP-IPP)