Saltar para conteudo

Sinopse

Trajal Harrell / Schauspielhaus Zürich Dance Ensemble

The Köln Concert

Setembro

2024

Estreia nacional

Sex
13
Sáb
14

Sinopse

Uma dança ao som da gravação de piano a solo mais famosa de todos os tempos – The Köln Concert, de Keith Jarrett. Antes disso, começamos por ouvir quatro canções de Joni Mitchell. Ela dá início ao serão, preparando o palco para a música de Jarrett e sete bailarinos. A Köln Concert de Harrell procura uma forma de as pessoas se encontrarem apesar da diferença de idiomas, visões do mundo e identidades. A experiência partilhada de pessoas, de pessoas ternas e fortes, revelando a sua vulnerabilidade, dançando, serve de lembrança da necessidade de manter a proximidade, de ter respeito e de nunca esquecer que há muitas histórias de pessoas que raramente se ouvem ou veem que desafiam o seu abandono com orgulho e beleza. — Trajal Harrell / Schauspielhaus Zürich Dance Ensemble

encontro

linguagens

diferenças

vulnerabilidades

cosmovisões

Fotografia de cena a cores. Em destaque, uma intérprete negra com longas tranças dança. Está de olhos fechados, descalça e veste uma túnica preta. Ao fundo, mais intérpretes sentados.

© Reto Schmid

Fotografia de cena a cores. Ao centro, uma performer negra com longas tranças dança, braços erguidos, olhos fechados. Veste uma t-shirt cor de laranja e uma saia longa florida.

© Reto Schmid

Fotografia de cena a cores. Em destaque, uma performer negra, com um dos braços estendido e uma das pernas fletidas ao alto. Tem um vestido preto. Atrás de si, mais intérpretes sentados.

© Reto Schmid

Fotografia de cena a cores. Em destaque, um performer branco sobrepõe os braços, e flete uma das pernas ao alto. Ele veste uma t-shirt e uma camisa brancas com inscrições a preto.

© Reto Schmid

Fotografia de cena a cores. Em primeiro plano, um performer, branco, de lado, braços fletidos ao alto, veste uma túnica preta bastante decotada. Atrás de si, mais performers, sentados.

© Reto Schmid

Fotografia de cena a cores. Em palco, à frente de cinco intérpretes sentados e sentadas em cadeiras, Trajal Harrell, de pé, com uma perna cruzada em frente a outra, e o rosto voltando para o chão.

© Reto Schmid

Info sobre horário e bilhetes

Sex

13.09

Sáb

14.09

RivoliGrande Auditório

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 
    12€
  • Duração 
    50min
  • Classificação etária 
    6+

Acessibilidades do espetáculo

Audiodescrição
Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Sem texto

Texto biografia autores

O coreógrafo americano Trajal Harrell obteve reconhecimento internacional com as suas séries Twenty Looks e Paris is Burning na Judson Church, sendo atualmente presença assídua no circuito internacional de dança e artes visuais. O estilo ímpar da obra de Trajal Harrell resulta não apenas da forma invulgar como conjuga linguagens de dança que podem parecer muito afastadas umas das outras, tal como voguing, dança pós-moderna e butô, mas também e sobretudo da fragilidade e humor que permeiam todo o seu trabalho. De um ponto de vista estético, as suas peças são sempre uma homenagem às pessoas em palco. Nos últimos anos, não apenas o seu trabalho foi cada vez mais adotado no mundo das artes visuais, mas também dirigiu uma série de peças poderosas para teatro, incluindo a reformulação de Antígona, de Sófocles, a adaptação livre que fez de Romeu e Julieta, de Shakespeare, e Maggie The Cat, um olhar novo sobre Gata em Telhado de Zinco Quente, de Tennessee Williams. Trajal Harrell está à frente do Schauspielhaus Zürich desde 2019, onde dirige a companhia de dança Schauspielhaus Zürich Dance Ensemble.

Ficha técnica

  • Com
    New Kyd, Maria Ferreira Silva, Trajal Harrell, Rob Fordeyn, Thibault Lac, Songhay Toldon, Ondrej Vidlar

    Encenação, coreografia, cenografia, banda sonora e figurinos
    Trajal Harrell

    Música
    Keith Jarrett, Joni Mitchell

    Iluminação
    Sylvain Rausa

    Dramaturgia
    Katinka Deecke

  • Assistência de produção
    Camille Roduit, Maja Renn

    Equipa técnica de digressão
    Petra Kenneth, Pablo Weber, Stephan Wöhrmann

    Gestão de digressão e relações internacionais
    Björn Pätz, ART HAPPENS

    Produção
    Schauspielhaus Zürich  

    Audiodescrição
    Eliana Franco e Sandra Santiago

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close