Saltar para conteudo

Sinopse

Teatro de Marionetas do Porto

Quem sou eu? (6.ª edição)

Julho

2024

Sáb
20

Sinopse

Quem sou eu? é um projeto de criação, que surgiu da forte motivação para trabalhar com comunidades numa perspetiva de sensibilização artística e inclusão social, com apoio do Pelouro da Coesão Social/Câmara Municipal do Porto. A 6ª edição foi criada com 17 idosos da Casa de Lordelo.
Em cada edição, um novo desafio, que distingue e caracteriza cada criação, pelo ajuste constante à diversidade de participantes e ainda a cada dinâmica dos grupos de idosos. O projeto distingue-se pela aposta na qualidade do trabalho, que passa pela preparação técnica, corpo e voz, manipulação e pintura das marionetas e nesta edição, também pela confeção de parte dos figurinos das marionetas. O espetáculo permite um encontro de descoberta muito especial e afetivo com o público, dando visibilidade a um património característico e tão rico da população idosa da cidade.
Este projeto integra o Plano de Ação - Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas, 2023-2025. Quem sou eu? é uma viagem construída com as pessoas idosas, à procura do belo que há em cada uma. — Isabel Barros

marionetas

comunidades

património

Fotografia a cores. Sentados num pano preto, quatro marionetas têm os mesmos figurinos: camisola de malha azul, calças pretas e calçado vermelho.

© DR

Info sobre horário e bilhetes

Sáb

20.07

18:00

Campo AlegreAuditório

Informação adicional

  • Preço
    Entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete no próprio dia da sessão, nas Bilheteiras do TMP e BOL, máx. 2 por pessoa)
  • Duração
    40min 
  • Classificação etária
    6+

Acessibilidades do espetáculo

Acessível a pessoas em cadeira de rodas

Texto biografia autores

O Teatro de Marionetas do Porto constitui-se em setembro de 1988, data simbólica que coincide com a apresentação da companhia no Festival Mundial de Teatros de Marionetas, em Charleville-Mézières. A prática teatral da companhia revela uma visão não convencional da marioneta, conceito aliás continuamente atualizado, e um entendimento do teatro de marionetas como uma linguagem poética e imagética evocativa da contemporaneidade. Procura encontrar novas formas de conceção das marionetas, no limite objetos cinéticos, e novas possibilidades de explorar a gramática desta linguagem teatral no que diz respeito à interpretação e à relação transversal com outras áreas de expressão como a dança, as artes plásticas, a música e a imagem. Em 2013, ano dos seus 25 anos, o Teatro de Marionetas do Porto realizou o grande sonho do seu fundador João Paulo Seara Cardoso (1956-2010): a abertura do Museu das Marionetas do Porto.

Ficha técnica

  • Conceito e encenação
    Isabel Barros

    Música
    Jorge Queijo

    Marionetas
    Catarina Falcão, João Pedro Trindade

    Desenho de Luz
    Filipe Azevedo

    Interpretação
    Alice Ferreira, Angelina Faria, Arminda Soares, Clara Oliveira, Conceição Alves, Conceição Mesquita, David Carvalho, Josefa Celeste Pinto, Lucília Carvalho, Maria Alice Gomes, Maria Alice Oliveira, Maria da Luz Gomes, Mário Lima, Odete Ramos, Rosa Calisto, Serafim Faria (utentes da Casa de Lordelo), Micaela Soares, Vítor Gomes (atores Marionetas do Porto)

  • Produção
    Sofia Carvalho

    Operação de luz e som
    Filipe Azevedo

    Confeção de figurinos (marionetas)
    Letícia Santos, Lúcia Adão, Odete Ramos

    Fotografia de cena
    Susana Neves

    Apoio
    Pelouro de Coesão Social/Câmara Municipal do Porto

    Em parceria com
    Casa de Lordelo  

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close