Saltar para conteudo

Sinopse

FIMP 2024 no TMP

Lafontana Formas Animadas

Prometeu

Outubro

2024

Sáb
19

Sinopse

Segundo a mitologia grega, depois de Zeus ter criado os seres terrestres, coube a Prometeu e o seu irmão Epimeteu a obrigação de atribuir a cada animal dons e aptidões naturais diversos: alguns recebem asas, outros patas velozes, garras afiadas, carapaças protetoras, etc. Quando chegou a vez do homem, que deveria ser superior aos restantes animais, Epimeteu esgotara já todos os recursos. O irmão Prometeu vai então roubar o fogo aos deuses e oferece-o à humanidade, assegurando assim a superioridade dos homens sobre os outros animais, mas provocando a ira de Zeus. Neste projeto multimédia, inspirado na tradição do teatro de sombras indonésio Wayang Kulit, as personagens são representadas por silhuetas articuladas, manipuladas sobre uma base retroiluminada. A cenografia utiliza como recurso imagens de vídeo e a manipulação de areia sobre esta superfície, criando desenhos e texturas que sugerem espaços e ambientes visuais. As cenas resultantes são captadas e tratadas informaticamente, sendo depois projetadas numa tela. — Lafontana Formas Animadas  

sombras

multimédia

mitologia

Fotografia de cena a cores. Em palco, um intérprete manipula figuras de papel que são projetadas numa tela à sua esquerda. Na tela, uma grande mão preta aponta o dedo indicador a uma pessoa que está à frente de uma coluna grega.

© J. Pedro Martins

Info sobre horário e bilhetes

Sáb

19.10

RivoliPequeno Auditório

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 
    9€
  • Duração 
    1h
  • Classificação etária 
    6+

Acessibilidades do espetáculo

Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Texto

Texto biografia autores

A Lafontana Formas Animadas é uma companhia teatral dedicada à arte da marioneta, com sede em Vila do Conde há 25 anos, criada por Marcelo Lafontana. No arranque das suas atividades, funcionou como o primeiro curso profissional para a formação de marionetistas em Portugal, organizado pela autarquia de Vila do Conde. Após três anos de formação, o coletivo definiu-se então como estrutura artística profissional. Na sua intervenção local, esta estrutura assume um papel importante para a promoção cultural da população da região, com a criação de espetáculos originais, programação teatral estável, organização de eventos comunitários e formações de cunho artístico, visando como público privilegiado a criança e o jovem espetador, contactado em contexto escolar ou integrado no seu agregado familiar. 

Ficha técnica

  • Encenação e interpretação
    Marcelo Lafontana

    Dramaturgia
    José Coutinhas

    Musical original
    José Alberto Gomes

    Cenotecnia
    Sílvia Fagundes, Pedro Morim

    Desenho de personagens
    Luís da Silva

    Conteúdos Multimédia
    Anne Batista

  • Sistema multimédia
    Luís Grifu

    Direção técnica
    Pedro Cardoso

    Fotografia de cena
    J. Pedro Martins

    Captação de vídeo
    Paulo Agra

    Designer Gráfico
    Ana Prudente

    Produção
    Fátima Pereira  

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close