Saltar para conteudo

Sinopse

Festa do Cinema Francês

24.ª edição

Outubro

2023

Ter
24
Sáb
28

Sinopse

A 24.ª edição da Festa do Cinema Francês — como já tem vindo a ser hábito —, apresentar-se-á no Teatro Rivoli. Este ano, o evento acontecerá de 24 a 28 de outubro de 2023, com uma seleção de filmes de antestreias, inéditos, gastronomia e moda, mas também com as sessões escolares.

cinema

festival

O Menino Nicolau © DR

A Fuga dos Lulus © DR

No Corpo © DR

Capitães de Abril © DR

SOS: Salvem a Nossa Escola © DR

Grande Paris © DR

Jane por Charlotte © DR

Rookies © DR

Estrelas Doces © DR

Fica Connosco © DR

© DR

Info sobre horário e bilhetes

Ter

24.10

10:30

Qua

25.10

10:30

15:00

19:00

Qui

26.10

10:30

15:00

19:00

Sex

27.10

10:30

Sáb

28.10

15:00

19:00

Rivoli

bilhetes

Informação adicional

  • Preço
    4€ (por sessão)

Acessibilidades do espetáculo

Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Texto

Texto biografia autores

O Menino Nicolau – A Felicidade Não Pode Esperar — 24.10, 10:30
Debruçados sobre uma grande folha em branco, Jean-Jacques Sempé e René Goscinny dão vida ao pequeno Nicolau. À medida que a narrativa avança, Nicolau entra no estúdio dos seus criadores e ouve-os sobre as suas jornadas, seus segredos, suas infâncias e sobre esta criativa amizade... 

A Fuga dos Lulus — 25.10, 10:30
No início da Primeira Guerra Mundial, numa aldeia da Picardia, quatro amigos inseparáveis, Lucas, Luigi, Lucien e Ludwig, formam o bando Lulus. Estes órfãos estão sempre prontos a juntar forças para enfrentar o bando rival de Octave ou para escapar à vigilância do Abade Turpin... Quando o orfanato da abadia de Valencourt é evacuado com urgência, os Lulus desaparecem. Esquecidos atrás da linha da frente inimiga, são deixados à sua sorte no meio do conflito. Rapidamente acompanhados por Luce, uma jovem rapariga separada dos pais, decidem a todo o custo chegar à Suíça, o "país que nunca está em guerra"... e aqui estão eles, lançados, com toda a inocência e ingenuidade da sua idade, numa aventura para a qual nada nem ninguém os preparou!

No Corpo — 25.10, 15:00
Elise, 26 anos, é uma excelente bailarina. Durante uma performance, ela se machuca e descobre que não poderá mais dançar. A partir daí, a sua vida vira-se de pernas para o ar e Elise tem de aprender a reparar-se... Entre Paris e a Bretanha, através de encontros e experiências, desilusões e esperanças, Elise aproxima-se de uma companhia de dança contemporânea. Esta nova forma de dançar dar-lhe-á um novo impulso e um novo modo de vida.

Capitães de Abril  25.10, 19:00
A história do filme é baseada no golpe de estado militar que ocorreu em Portugal no dia 25 de Abril de 1974, e presta homenagem aos jovens soldados que resgataram a sua pátria desse tempo obscuro, destacando-se Salgueiro Maia.

SOS: Salvem a Nossa Escola — 26.10, 10:30
Diretora de uma escola primária em Seine-Saint-Denis, Zahia vê-se ameaçada perante a abertura de uma nova escola privada. Associa-se então a Marion, uma jovem professora, para criar a primeira «escola verde» dos subúrbios parisienses. Mas a resistência da equipa pedagógica não ajuda…

Grande Paris — 26.10, 15:00
Leslie, um jovem desiludido dos subúrbios, arrasta o seu melhor amigo Renard para um projeto duvidoso no outro extremo da Île de France. Num local de construção da futura linha de metrô - o Grand Paris Express - descobrem um misterioso artefacto. O suficiente para ganhar dinheiro rápido. Mas à medida que viajam, os subúrbios de Paris tornam-se palco de estranhos fenómenos. 

Jane por Charlotte — 26.10, 19:00
Charlotte Gainsbourg começou a filmar a sua mãe, Jane Birkin, para a olhar de uma forma como nunca tinha feito antes. O pudor das duas em frente uma da outra nunca tinha permitido tal aproximação. Mas, através da câmara, o gelo é quebrado e surge uma conversa sem precedentes ao longo de vários anos, apagando gradualmente as duas artistas e pondo-as a nu numa conversa íntima que é simultaneamente inédita e universal, revelando uma mãe perante uma filha.

Rookies — 27.10, 10:30
No coração de Paris, uma escola secundária enfrenta um desafio louco: integrar alunos de bairros populares e quebrar o ciclo de insucesso escolar através da dança hip-hop. Allons enfants é a história desta experiência única em França.

Estrelas Doces — 28.10, 15:00 
Desde pequeno, Yazid tem uma paixão pela pastelaria. Durante toda a sua infância, Yazid passou por várias famílias de acolhimento e desenvolveu um temperamento forte. Mas para ter sucesso no mundo elitista da pastelaria, o jovem vai ter de aprender a controlar-se. De Épernay a Paris, passando pelo Mónaco, trabalhará com os maiores chefes pasteleiros para se tornar o melhor e tentar realizar o seu sonho de vencer o concurso de campeão mundial de pastelaria. 

Fica Connosco — 28.10, 19:00 
Depois de três anos a viver o sonho americano, Gad Elmaleh decidiu regressar a França. Tem saudades da família e dos amigos. Pelo menos, é essa a resposta oficial para justificar o seu regresso... porque Gad não regressou (apenas) pelo cuscuz da mãe. Não, é outra mulher que veio a Paris para conhecer... a Virgem Maria.

Ficha técnica

  • O Menino Nicolau – A Felicidade Não Pode Esperar
    de Amandine Fredon, Benjamin Massoubre
    2022, 1h22
    com as vozes de Laurent Lafitte, Alain Chabat, Simon Faliu

    A Fuga dos Lulus
    de Yann Samuell
    2022, 1h49
    com Tom Castaing, Léonard Fauquet, Ahmed Sylla, Isabelle Carré

    No Corpo 
    de Cédric Klapisch
    2021, 2h00
    com Marion Barbeau, Hofesh Shechter, François Civil, Pio Marmaï

    Capitães de Abril 
    de Maria de Medeiros
    2000, 2h03
    com Stefano Accorsi, Maria de Medeiros, Joaquim de Almeida?

    SOS: Salvem a Nossa Escola
    de Carine May, Hakim Zouhani
    2022, 1h34
    com Rachida Brakni, Anaïde Rozam, Gilbert Melki

  • Grande Paris
    de Martin Jauvat
    2022, 1h20
    com Mahamadou Sangaré, Martin Jauvat, William Lebghil?

    Jane por Charlotte
    de Charlotte Gainsbourg
    2021, 1h30
    com Jane Birkin

    Rookies
    de Thierry Demaizière, Alban Teurlai
    2022, 1h50

    Estrelas Doces
    de Sébastien Tulard
    2023, 1h41
    com Riadh Belaïche, Loubna Abidar, Christine Citti

    Fica Connosco
    de Gad Elmaleh
    2022, 1h33
    com Gad Elmaleh, Régine Elmaleh, Judith Elmaleh

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close