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Sinopse

DDD 2025 no TMP

Eisa Jocson & Venuri Perera

Magic Maids

Maio

2025

estreia nacional

Sáb
3
Dom
4

Sinopse

Ambas as figuras femininas arquetípicas, “a bruxa” e “a criada”, são dois pólos da mesma matriz misógina: desprezadas e temidas ao mesmo tempo. Num encantamento solene e astuto, Magic Maids desmistifica as muitas formas como a história da caça às bruxas europeia se entrelaça com as redes globais de trabalho de assistência e a exploração do corpo feminino colonizado. Eisa Jocson e Venuri Perera recolheram histórias de prestadoras de cuidados nas Filipinas, no Sri Lanka e na Indonésia, cujos ecos assombram agora os seus corpos. Magic Maids é simultaneamente um ritual e um espetáculo de dança: ao encarnarem as figuras femininas ambivalentes, as bailarinas comprometem-se a lutar contra a invisibilidade do trabalho de assistência e contra as estruturas que desprezam as mulheres. Numa noite de dança, magia e luta, a vassoura já não simboliza a opressão, mas a resistência feminista. — Eisa Jocson & Venuri Perera

história

feminino

resistência

ritual

© Jörg Baumann

© Jörg Baumann

© Jörg Baumann

© Jörg Baumann

Info sobre horário e bilhetes

Sáb

3.05

19:30

Dom

4.05

15:00

Campo AlegreCafé-Teatro

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 
    9€
  • Duração 
    1h20
  • Classificação etária 
    14+
  • Informação adicional
    Texto em inglês

Acessibilidades do espetáculo

Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Texto
Sem legendagem em português

Texto biografia autores

Eisa Jocson é uma artista visual e coreógrafa que vive em Manila. Chegou à dança contemporânea através do pole dance. Nas suas peças, explora os entrelaçamentos de ‘género’, ‘trabalho afetivo’, ‘migração’ e ‘corporeidade’. Explorou as potencialidades da pole dance, apropriou-se da macho dancing – uma forma de dança erótica hipermasculina praticada, sobretudo, em bares gays filipinos – e analisou o vocabulário expressivo e de movimento de personagens da Disney, como a Branca de Neve, um papel negado aos artistas filipinos em parques de diversões. Apresenta regularmente as suas peças em teatros e festivais internacionais de renome na Ásia e na Europa, como o Tanz im August, TPAM Yokohama, Zürcher Theatrespektakel e Frankfurter Positionen. Em 2018, recebeu o prémio Culture Center of the Philippines 13 Artists e em 2019 o prémio Hugo Boos Asia Art.

Venuri Perera é coreógrafa, artista performativa, curadora e educadora de Colombo. Explorando a dinâmica de poder da visibilidade e da opacidade, procura desestabilizar a forma como percebemos o "outro". As suas criações a solo e colaborativas lidam com o nacionalismo violento, o patriarcado, a imigração, a herança colonial e a classe e foram convidadas para diversos festivais/bienais/simpósios na Europa, Sul e Leste da Ásia, Médio Oriente e África desde 2008. Tem colaborado estreitamente com os coreógrafos Geumhyung Jeong (SK) (Theatre Spektakel/ Monsoon Australia) Natsuko Te zuka (JP) (Kyoto Experiment/SIFA Singapura). Venuri concebeu e foi curadora dos projetos da Colombo Dance Platform (2015-2020, Goethe-Institut) e está empenhada em continuar a criar redes de apoio para a cena de dança independente no Sri Lanka. Formada pela DAS Theatre, vive atualmente em Amesterdão. 

Ficha técnica

  • Conceção, criação, dramaturgia e interpretação
    Eisa Jocson, Venuri Perera

    Desenho de som
    Soraya Bonaventure

    Desenho de luz
    Ariana Battaglia

    Aconselhamento artístico
    Rasa Alksnyte, Tang Fu Kuen

    Aconselhamento de texto
    Ruhanie Perera

    Aconselhamento espiritual
    Nenet Ocson Babaylan-Vaigaland

    Presença criativa
    Arco Renz

    Apoio dramatúrgico interno
    Anna Wagner, Alexandra Hennig

    Aconselhamento de produção
    Sandro Lunin

    Produção técnica
    Seok Hui Yap

    Produtoras
    Katja Armknecht, Anne Kleiner

    Gestoras de produção
    Greta Katharina Klein, Paula Elena Noack

    Produção
    Künstler*innenhaus Mousonturm

  • Coprodução
    Frascati Producties (com o apoio de Ammodo), Tanzquartier Wien, HAU Hebbel am Ufer, SPRING Performing Arts Festival, Festival Theaterformen, DDD – Festival Dias da Dança, Kampnagel, Arsenic – Centre d’art scénique contemporain, La briqueterie CDCN du Val-de-Marne, Points Communs – nouvelle scène nationale de Cergy-Pontoise / Val d’Oise, Maillon, Théâtre de Strasbourg – Scène européenne, Esplanade – Theatres on the Bay

    Residências
    Kaserne Basel, Instituto Puón (Filipinas), Goethe-Institut Seri Lanca, Dance Nucleus em colaboração com Studio Plesungan no âmbito da residência criativa ARTEFACT e o Festival Interdisciplinar de Artes Colomboscope 2024

    Financiado no âmbito da Aliança de Produtoras Internacionais pelo Comissário do Governo Federal para a Cultura e os Média e o Ministro da Ciência e Investigação, Arte e Cultura de Hesse.

    Com gratidão para com as trabalhadoras maravilhosas e sábias que partilharam o seu conhecimento e as suas histórias connosco de forma generosa.  

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