DDD 2025 no TMP
Eisa Jocson & Venuri Perera
Magic Maids
Maio
2025
estreia nacional
Sáb
3
Dom
4
Sinopse
Ambas as figuras femininas arquetípicas, “a bruxa” e “a criada”, são dois pólos da mesma matriz misógina: desprezadas e temidas ao mesmo tempo. Num encantamento solene e astuto, Magic Maids desmistifica as muitas formas como a história da caça às bruxas europeia se entrelaça com as redes globais de trabalho de assistência e a exploração do corpo feminino colonizado. Eisa Jocson e Venuri Perera recolheram histórias de prestadoras de cuidados nas Filipinas, no Sri Lanka e na Indonésia, cujos ecos assombram agora os seus corpos. Magic Maids é simultaneamente um ritual e um espetáculo de dança: ao encarnarem as figuras femininas ambivalentes, as bailarinas comprometem-se a lutar contra a invisibilidade do trabalho de assistência e contra as estruturas que desprezam as mulheres. Numa noite de dança, magia e luta, a vassoura já não simboliza a opressão, mas a resistência feminista. — Eisa Jocson & Venuri Perera
história
feminino
resistência
ritual
Informação adicional
- Preço
9€
- Duração
1h20
- Classificação etária
14+
- Informação adicional
Texto em inglês
Acessibilidades do espetáculo
Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Texto
Sem legendagem em português
Texto biografia autores
Eisa Jocson é uma artista visual e coreógrafa que vive em Manila. Chegou à dança contemporânea através do pole dance. Nas suas peças, explora os entrelaçamentos de ‘género’, ‘trabalho afetivo’, ‘migração’ e ‘corporeidade’. Explorou as potencialidades da pole dance, apropriou-se da macho dancing – uma forma de dança erótica hipermasculina praticada, sobretudo, em bares gays filipinos – e analisou o vocabulário expressivo e de movimento de personagens da Disney, como a Branca de Neve, um papel negado aos artistas filipinos em parques de diversões. Apresenta regularmente as suas peças em teatros e festivais internacionais de renome na Ásia e na Europa, como o Tanz im August, TPAM Yokohama, Zürcher Theatrespektakel e Frankfurter Positionen. Em 2018, recebeu o prémio Culture Center of the Philippines 13 Artists e em 2019 o prémio Hugo Boos Asia Art.
Venuri Perera é coreógrafa, artista performativa, curadora e educadora de Colombo. Explorando a dinâmica de poder da visibilidade e da opacidade, procura desestabilizar a forma como percebemos o "outro". As suas criações a solo e colaborativas lidam com o nacionalismo violento, o patriarcado, a imigração, a herança colonial e a classe e foram convidadas para diversos festivais/bienais/simpósios na Europa, Sul e Leste da Ásia, Médio Oriente e África desde 2008. Tem colaborado estreitamente com os coreógrafos Geumhyung Jeong (SK) (Theatre Spektakel/ Monsoon Australia) Natsuko Te zuka (JP) (Kyoto Experiment/SIFA Singapura). Venuri concebeu e foi curadora dos projetos da Colombo Dance Platform (2015-2020, Goethe-Institut) e está empenhada em continuar a criar redes de apoio para a cena de dança independente no Sri Lanka. Formada pela DAS Theatre, vive atualmente em Amesterdão.
Venuri Perera é coreógrafa, artista performativa, curadora e educadora de Colombo. Explorando a dinâmica de poder da visibilidade e da opacidade, procura desestabilizar a forma como percebemos o "outro". As suas criações a solo e colaborativas lidam com o nacionalismo violento, o patriarcado, a imigração, a herança colonial e a classe e foram convidadas para diversos festivais/bienais/simpósios na Europa, Sul e Leste da Ásia, Médio Oriente e África desde 2008. Tem colaborado estreitamente com os coreógrafos Geumhyung Jeong (SK) (Theatre Spektakel/ Monsoon Australia) Natsuko Te zuka (JP) (Kyoto Experiment/SIFA Singapura). Venuri concebeu e foi curadora dos projetos da Colombo Dance Platform (2015-2020, Goethe-Institut) e está empenhada em continuar a criar redes de apoio para a cena de dança independente no Sri Lanka. Formada pela DAS Theatre, vive atualmente em Amesterdão.
Ficha técnica
- Conceção, criação, dramaturgia e interpretação
Eisa Jocson, Venuri Perera
Desenho de som
Soraya Bonaventure
Desenho de luz
Ariana Battaglia
Aconselhamento artístico
Rasa Alksnyte, Tang Fu Kuen
Aconselhamento de texto
Ruhanie Perera
Aconselhamento espiritual
Nenet Ocson Babaylan-Vaigaland
Presença criativa
Arco Renz
Apoio dramatúrgico interno
Anna Wagner, Alexandra Hennig
Aconselhamento de produção
Sandro Lunin
Produção técnica
Seok Hui Yap
Produtoras
Katja Armknecht, Anne Kleiner
Gestoras de produção
Greta Katharina Klein, Paula Elena Noack
Produção
Künstler*innenhaus Mousonturm
- Coprodução
Frascati Producties (com o apoio de Ammodo), Tanzquartier Wien, HAU Hebbel am Ufer, SPRING Performing Arts Festival, Festival Theaterformen, DDD – Festival Dias da Dança, Kampnagel, Arsenic – Centre d’art scénique contemporain, La briqueterie CDCN du Val-de-Marne, Points Communs – nouvelle scène nationale de Cergy-Pontoise / Val d’Oise, Maillon, Théâtre de Strasbourg – Scène européenne, Esplanade – Theatres on the Bay
Residências
Kaserne Basel, Instituto Puón (Filipinas), Goethe-Institut Seri Lanca, Dance Nucleus em colaboração com Studio Plesungan no âmbito da residência criativa ARTEFACT e o Festival Interdisciplinar de Artes Colomboscope 2024
Financiado no âmbito da Aliança de Produtoras Internacionais pelo Comissário do Governo Federal para a Cultura e os Média e o Ministro da Ciência e Investigação, Arte e Cultura de Hesse.
Com gratidão para com as trabalhadoras maravilhosas e sábias que partilharam o seu conhecimento e as suas histórias connosco de forma generosa.