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Sinopse

Medeia Filmes

Ciclo Jacques Rozier

Julho

2025

Qui
3
Qua
9

Sinopse

“[Entre os nossos cineastas preferidos da Nouvelle Vague], podemos pensar em Éric Rohmer, mas o meu preferido é talvez Jacques Rozier.” - Richard Linklater

 

A seguir aos estudos no IDHEC e depois de ter trabalhado como assistente de Renoir, o mais admirado porque o mais livre para uma nova geração que despontava no cinema francês, Jacques Rozier (1926-2023) realizou duas curtas na segunda metade dos anos 50, e Godard escreveu sobre ele maravilhas. Falava na “lucidez da sua improvisação”, de um cinema “jovem e belo, como os corpos de vinte anos de que falava Rimbaud”. Seguiram-se os maiores elogios de toda a equipa dos Cahiers da altura, e foi também Godard que o apresentou a Georges de Beauregard, que viria a produzir a sua primeira longa, Adeus Philippine. Mas Rozier vivia e criava com uma ‘liberdade livre’ [“o cinema é uma questão de risco e desejo, como o amor”, dizia] e as coisas não foram fáceis durante a produção. O filme, uma obra admirável, “o mais Nouvelle Vague dos filmes Nouvelle Vague”, como se escreveu, só veria a luz em 1962, depois da estreia das primeiras longas de Trufaut e Godard. E aí começava uma das obras mais singulares, mais livres e geniais do cinema francês. Rozier deixou-nos uma mão cheia de longas e várias curtas para o cinema e uma dezena de trabalhos notáveis para televisão. Paulo Branco produziu-lhe um dos seus melhores filmes de entre os melhores, Maine Océan, com fotografia de Acácio de Almeida, que o jornal Le Monde colocou na lista dos 50 melhores filmes franceses de sempre.

Foi um outsider (como o foram Eustache e Pialat) e os seus filmes nunca tiveram estreia comercial em Portugal, uma lacuna que é agora finalmente reparada.

Esta obra de uma enorme frescura, que celebra a vida e, simultaneamente, a sua fragilidade, o desejo, a relação com a natureza, uma errância despreocupada, quase como arte poética, que ambicionava conciliar a arte moderna e a arte popular, está agora a ser recuperada e a conquistar um cada vez maior número de espectadores. É também uma obra que celebra o Verão e esta é a melhor altura para mergulhar nesta experiência poética e libertáriaPara irmos com Rozier à la plage. - Medeia Filmes

Imagem promocional de filme a preto e branco.

© DR

Info sobre horário e bilhetes

Qui

3.07

21:30

Sex

4.07

21:30

Sáb

5.07

15:30

18:30

21:30

Dom

6.07

15:30

18:00

21:30

Seg

7.07

21:15

Ter

8.07

21:00

Qua

9.07

21:30

Campo AlegreCine-Estúdio

Informação adicional

  • Preço 
    5.50€
     

Texto biografia autores

 

PROGRAMA

3/07 qui

21h30 – Adeus Philippine (1962 – 1h51 | 14+) 

 

4/07 sex

21h15 – Maine Océan (1986 – 2h17 | 14+)


5/07 sáb

15h30 – As praias de Orouet (1971 – 2h42 | 14+)

18h30 – Adeus Philippine (1962 – 1h51 | 14+) 

21h30 – Maine Océan (1986 – 2h17 | 14+)

6/07 dom

15h30 – Paparazzi (1964 – 18’ | 12+) + O partido das coisas: Bardot/Godard (1964 – 10’ | 12+)+ O Desprezo (1963 – 1h43 | 12+)

18h00 – Maine Océan (1986 – 2h17 | 14+)

21h30 – Fifi Martingale (2001 – 2h00 | 14+) 

7/07 seg

21h15 – Os náufragos da Ilha Tortuga (1974 – 2h26 | 14+) 

8/07 ter

21h00 - As praias de Orouet (1971 – 2h42 | 14+)

9/07 qua

21h30 – Adeus Philippine (1962 – 1h51 | 14+) 

 

Ficha técnica

  •  

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