DDD 2024 no TMP
Wura Moraes
HENDA I XALA
Saudade que fica
Abril
2024
Estreia
Sex
26
Sáb
27
Sinopse
Na criação de HENDA I XALA, a dança apresenta-se como uma plataforma de expressão primordial, um campo comum na ligação entre Wura Moraes e o seu pai, Mário Calixto (1960-1996), dançarino e coreógrafo. Uma busca que aprofunda o acesso criado pelo corpo e pelo movimento, alimentado pelos materiais fornecidos pela dimensão do vídeo, onde o passado, o presente e as possibilidades de futuros se sobrepõem.
memória
morte
encantamento
confluências
atravessamento
Informação adicional
- Preço
7€
- Duração
40min
- Classificação etária
12+
Acessibilidades do espetáculo
Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Sem texto
Luzes estroboscópicas ou intensas
Texto biografia autores
Wura Moraes é uma dançarina luso-brasileira, natural de Amarante. É licenciada em dança pela Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro e teve formação na École des Sables no Senegal, e na École de Danse Irène Tassembédo no Burquina Faso. A sua pesquisa debruça-se sobre a interseção entre as danças contemporânea, urbana e de matrizes afro-brasileiras. Atualmente, vive e desenvolve o seu trabalho coreográfico na triangulação entre África, América Latina e Europa.
Ficha técnica
- Criação e interpretação
Wura Moraes
Apoio à dramaturgia
Raquel Lima
Sonoplastia
João Pedro Brandão
Desenho de luz
Carín Geada
Vídeo
Luís Porto
Figurinos
Mário Calisto
- Produção
Sara Marques | Agente A Norte
Apoio à voz
Clélia Colonna
Apoio ao movimento
Pak Ndjamena
Apoio à residência
Kunstbetrieb Birach, Graner Creation Centre for Dance and Performing Arts (International Cross-Residency Program in Co-organization with the Ramon Llull Institute), CAMPUS Paulo Cunha e Silva, CRL - Central Elétrica, Teatro Universitário do Porto, Penedo da Saudade, balleteatro