Saltar para conteudo

Sinopse

FITEI 2018

ANA LUENA


De Onde Vens?

Estreia ⁄ Coprodução

No âmbito do FITEI 2018

Junho

2018

Sáb
16
Dom
17

Sinopse

A escrita alegórica desta obra lança pontes estimulantes com o nosso tempo, tocando o fenómeno da globalização e proliferação das migrações do mundo contemporâneo. Os que por golpe do destino têm de deixar para trás o que até então conhecem como sua realidade, esses, os escolhidos ou os esquecidos, partem em direção ao desconhecido, ao vazio. Não se permitem a olhar para trás. Nunca. Sobrevivem na certeza de nunca mais regressar ao que foram obrigados a deixar. O caminho a percorrer é o único destino certo. Deixar o seu lugar para ser o eterno caminhante. Sempre estrangeiro em qualquer lugar que se encontre e que permaneça, e por isso a ilusão de caminhar, de nunca estar parado. Quem deixa para trás o seu lugar, a partida é sempre um destino provável. É o que acontece aos “guerreiros” nascidos noutros lugares distantes, mais além. 


Ana Luena nasceu em Luanda, onde viveu até 1982, já depois da independência. Dramaturga, encenadora, cenógrafa e figurinista. Fundou o Teatro Bruto em 1995 e foi directora artística e encenadora residente. É doutoranda na Faculdade de Letras do Porto e Mestre de Teatro - especialização em Encenação, da ESTC, em Lisboa. Encenou entre outros: Lady & Macbeth - concerto encenado (Programa Criatório / CMP), É impossível viver, a partir de Franz Kafka, com os atores João Lagarto e Sérgio Praia; O filho de mil homens, adaptação do romance de Valter Hugo Mãe. Têm-se dedicado à escrita performativa e cénica. Dirige várias formações em contexto académico e no trabalho com diferentes grupos das comunidades. É professora convidada da Universidade de Évora onde dirigiu O sonho, de August Strindberg.

Info sobre horário e bilhetes

Sáb

16.06

Dom

17.06

RivoliPequeno Auditório

bilhetes

Informação adicional

  • 5,00EUR • M/12 

Texto biografia autores

Ficha técnica

  • Texto Mohammed Dib
    Adaptação e Encenação Ana Luena
    Com Alberto Magassela e David Pereira Bastos
    Música José Silva
    Cenografia e figurinos Ana Luena
    Desenho de Luz Pedro Correia
    Fotografia José Miguel Soares
    Montagem de cenário Américo Castanheira - Tudo Faço
    Produção Malvada Associação Artística
    Co-produção Teatro Municipal do Porto / FITEI 
    Com o apoio Câmara Municipal de Évora, Graciete Restaurantes e Évora Bowling, Restaurante O combinado, A Bruxa Teatro, Restaurante Dona Porto e Prassa.
    Duração aprox. 50min

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close