Por iniciativa da Maison de la Danse e da Bienal de Dança de Lyon, várias estruturas europeias decidiram unir esforços: o Teatro de Liège, o Teatro Municipal do Porto, o Festival GREC em Barcelona, a Maison de La Danse e a Bienal da Dança de Lyon. Estas são estruturas coreográficas de primeira linha, sendo que cada uma delas organiza um festival. Esta associação pretende desenvolver intercâmbios nos respetivos programas, promover a circulação de artistas a nível europeu e desenvolver coproduções e várias ações nas diferentes cidades.
 


  
 
A rede 5 Sentidos foi criada em 2009, no âmbito do QREN 2007-2013, com o intuito de promover a programação cultural e a produção artística em rede. Os equipamentos que integram esta rede de programação cultural são: Teatro Municipal do Porto (Porto), Teatro Viriato (Viseu), Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), Centro de Artes de Ovar (Ovar), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), Teatro Micaelense (Ponta Delgada), Teatro Municipal da Guarda, Teatro Nacional São João (Porto) e Cine-Teatro Louletano (Loulé).




 
A AMARELO é uma REDE que nasce da vontade e do interesse no trabalho em parceria de sete entidades nacionais (Centro de Artes de Ovar, Dançando com a Diferença, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Municipal de Bragança, Teatro Municipal do Porto, Teatro Viriato, Walk&Talk). Tem como missão a promoção da criação e circulação de projetos artísticos para crianças e jovens, a valorização do trabalho em parceria a nível nacional e internacional, assim como a discussão e reflexão sobre as práticas artísticas e de mediação.