FITEI 2018
VIcTOR HUGO PONTES
⁄
Margem
⁄
No âmbito do FITEI 2018
Junho
2018
Sáb
16
Dom
17
Sinopse
Oitenta anos depois da publicação do livro, quis questionar quem são os novos ‘capitães da areia’, inspirando-me na realidade social de jovens que vivem nas margens. Com texto de Joana Craveiro, este projecto partiu de um trabalho junto de jovens que foram privados do ensino, da alimentação, de carinho, de um pai, de uma mãe - jovens que partiram em défice ou que se viram em défice por razões que muitas vezes lhes são alheias.
— Victor Hugo Pontes
Victor Hugo Pontes nasceu em Guimarães, em 1978. É licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2001, frequentou a Norwich School of Art & Design, Inglaterra. Concluiu o curso profissional de Teatro do Balleteatro Escola Profissional, bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança. Em 2004, fez o curso de Encenação de Teatro na Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pela companhia inglesa Third Angel, e, em 2006, o curso do Projet Thierry Salmon – La Nouvelle École des Maîtres, dirigido por Pippo Delbono, na Bélgica e em Itália. Como intérprete, trabalhou com diversos encenadores e coreógrafos entre os quais se encontram Nuno Carinhas, Clara Andermatt, David Lescot e Joana Craveiro. Dos seus trabalhos como coreógrafo destaque para Fuga sem Fim a convite da Companhia Instável (2011), A Ballet Story (2012), ZOO (2013), COPPIA em parceria com Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves (2014), FALL (2014), ORLANDO em co-criação com Sara Carinhas (2015), SE ALGUMA VEZ PRECISARES DA MINHA VIDA, VEM E TOMA-A (2016), UNÍSSONO - Composição para cinco bailarinos (2016), CARNAVAL a convite da Companhia Nacional de Bailado (2016) e NOCTURNO em co-criação com Joana Gama (2017).
Informação adicional
- 7,50EUR • M/12
Texto biografia autores
Ficha técnica
- Direção Victor Hugo Pontes
Texto Joana Craveiro
Cenografia F. Ribeiro
Música Marco Castro e Igor Domingues (Throes + The Shine)
Direção técnica e desenho de luz Wilma Moutinho
Interpretação Alexandre Tavares, Gonçalo Cabral (em substituição de André Cabral), David S. Costa, Hugo Fidalgo, João Nunes Monteiro, José Santos, Magnum Soares, Marco Olival, Marco Tavares, Nara Gonçalves, Rui Pedro Silva e Vicente Campos
Consultoria artística Madalena Alfaia
Operação de som Rodolfo Sá Pereira
Estagiários Beatriz Baptista (Ginasiano Escola de Dança) e João Filipe Abreu (FCSH)
Direção de Produção Joana Ventura
Assistente de Produção Mariana Lourenço
Parcerias Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique - Casa Pia de Lisboa e Instituto Profissional do Terço
Apoio à Residência Centro Cultural Vila Flor
Coprodução Nome Próprio, Centro Cultural de Belém / Fábrica das Artes e Teatro Aveirense
Duração aprox. 1h20
A Nome Próprio é uma estrutura residente no Teatro Campo Alegre, no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto e tem o apoio da República Portuguesa - Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes.