Pina Bausch – Lissabon Wuppertal Lisboa + O Tempo Reencontrado

Ver Primeiro – Medeia Filmes

Março

19 Ter 19.00h & 21.30h


RIVOLI Pequeno Auditório

3.00€ (por sessão)
Pina Bausch - Lissabon Wuppertal Lisboa
de Fernando Lopes
Portugal, 1998, 35’, >12

O Tempo Reencontrado
de Raúl Ruiz
França, Itália, Portugal, 1999, 169’, >12



 
19.00h • Pina Bausch - Lissabon Wuppertal Lisboa / Fernando Lopes

Lisboa, cidade aberta, luminosa e quente, recebe Pina Bausch e a sua Companhia, o Tanztheater Wuppertal. Vêm para uma residência de três semanas, respondendo ao convite do Festival dos 100 Dias: a criação de “Ein Neues Stück von Pina Bausch”. Chegam de olhos e ouvidos bem abertos, de veias bem temperadas, atentíssimos aos sinais, às cintilações, aos sons, aos perfumes e às emoções que a cidade lhes for sugerindo. Depois, com as evocações especiais das suas próprias vidas, agora entretecidas pela aragem de Lisboa, acontecerá a tal hora muito rara em que tudo isto e tudo o resto,  pela batuta misteriosa do génio de Pina Bausch, ganhará um corpo próprio, uma nova alma. Essa terá por nome: “uma nova peça de Pina Bausch”. Ou outra coisa ainda. E essa é que será linda: Masurca Fogo. — Fernando Lopes

No final da sessão das 19h00, o bailarino e coreógrafo Miguel Pereira irá partilhar a sua breve experiência profissional com Pina Bausch, numa conversa informal com o público.

Bilhetes


21.30h • O Tempo Reencontrado / Raúl Ruiz

Durante muitos anos considerado um empreendimento impossível de levar a cabo, Raúl Ruiz adaptou, com sucesso, a sétima e última parte de "À Procura do Tempo Perdido", a obra-prima de Marcel Proust. Com um elenco de grandes actores, que inclui Catherine Deneuve, Emmanuelle Béart, John Malkovich, Chiara Mastroianni, Edith Scob, Vincent Perez, Arielle Dombasle, Elza Sylberstein, entre muitos outros, e a produção de Paulo Branco, em "O Tempo Reencontrado" Ruiz filma com agilidade narrativa o “carácter inexorável do tempo” do romance de Proust, numa “sentida homenagem”, como escreveu à altura João Lopes, à sua escrita. O filme, seleccionado para o festival de Cannes, em Competição, faz agora 20 anos e vamos poder revê-lo nesta sessão única numa nova cópia digital restaurada.

Bilhetes
Pina Bausch – Lissabon Wuppertal Lisboa + O Tempo Reencontrado - © DR

© DR

calendário