Ballet de l'Opéra de Lyon / Lucinda Childs & Trisha Brown

Dance + Set and Reset ⁄ Reset
França
Estreia Nacional

Fevereiro

16 Sáb 19.00h & 17 Dom 17.00h


RIVOLI Grande Auditório

10.00€ • >6

bilhetes

Dance

Coreografia Lucinda Childs
Música Philip Glass ©1979 Dunvagen Music Publishers Inc.
Figurinos A. Christina Giannini
Luz Beverly Emmons
Conceção original do filme  Sol LeWitt
Peça interpretada por 17 bailarinos, criada em 1979 Entrada no repertório do Ballet de l’Opéra de Lyon em 2016

Set and Reset / Reset

Coreografia (1983) Trisha Brown
Realização (2017) Brandi Norton et Katrina Warren
A partir da ideia original de Robert Rauschenberg
Música Laurie Anderson
Cenografia Michael Meyers
Figurinos Adeline André
Luz Patrice Besombes
Peça para 8 Bailarinos
Versão Original de Set and Reset criada em 1983 por Trisha Brown Company
Versão do Ballet de l’Opéra de Lyon (Set and Reset / Reset) de 2005

Duração aprox. 1.20h (c/ intervalo)
 
Dance • Esta coreografia, criada em 1979, é considerada uma das mais importantes da dança pós-moderna, uma corrente minimalista que dá destaque à linguagem intrínseca do corpo. Este trabalho marcou a primeira grande colaboração de Lucinda Childs com o compositor Philip Glass. A coreógrafa, cofundadora do Judson Dance Theatre – que foi, na década de 60, um dos espaços mais vanguardista na criação artística – tornou-se conhecida em 1976 com a sua colaboração com Bob Wilson, na ópera “Einstein on the Beach”. No entanto, “Dance” foi o seu primeiro trabalho a ter destaque internacional. Interpretado por 17 bailarinos, a dança é fonte de uma eufórica paixão pelos padrões repetitivos, onde os bailarinos deslizam, pulam e rodopiam vezes sem conta. Neste espetáculo retrabalhado pelo Ballet de L’Ópera de Lyon, os movimentos são ampliados pela projeção do filme original realizado por Sol LeWitt, produzindo, desta forma, uma duplicação hipnótica.  


Set and Reset ⁄ Reset • Desde as suas primeiras apresentações no Judson Dance Theatre de Nova Iorque, na década de 60, até ao sucesso internacional da sua companhia, Trisha Brown passou por meio século da história da dança. “Set and Reset / Reset” é sinónimo de um gesto decididamente contemporâneo. A cenografia original, criada pelo artista visual Robert Rauschenberg, foi retrabalhada em 2005, por ocasião na entrada no repertório do Ballet de l’Ópera de Lyon. Enquanto se baseia em instruções rigorosas, a dança cria uma fluidez expressiva, próxima da improvisação. Um manifesto da dança pós-moderna, com música original de Laurie Anderson, com uma versão revista pelo Ballet de L’Ópera de Lyon.



O Ballet de L’Opéra de Lyon é uma companhia criada no seio da Ópera National de Lyon, em França. Atualmente, a companhia tem no seu repertório 117 peças, sendo metade delas criações próprias. A lista de coreógrafos que trabalharam em Lyon é marca da importância da geração pioneira da nova dança francesa (composta por nomes como Mathilde Monnier e Jean-Claude Gallota) e os seus seguidores (de Jérôme Bel a Christian Rizzo, de Alain Buffard a Rachid Ouramdane). Encontrou ainda os nomes maiores da dança moderna americana (Trisha Brown, Merce Cunningham e Lucinda Childs), da energia pós-clássica (William Forsythe, Benjamin Millepied) à "new wave" (como Otto Ramstad), entre muitos outros.
Ballet de l'Opéra de Lyon / Lucinda Childs & Trisha Brown - © Jaime Roque dela Cruz

© Jaime Roque dela Cruz

calendário