Projetos Continuados

Todos os anos temos desenvolvido um projeto continuado, sempre com grupos de participantes específicos. Estes projetos, que podem ser em diferentes áreas artísticas, permitem não só uma prática continuada ao longo de vários meses, como ainda promovem a partilha entre o grupo, a sensibilização e a confirmação que as Artes Performativas podem e devem ser para todos. O projeto continuado desta temporada “O Amigo Secreto”, desafia e questiona os portadores do cartão de Amigo do Teatro Municipal do Porto sobre o conceito da “Amizade” e o que é ser afinal Amigo de um Teatro?

Oficina do espectador

Para jovens dos 8 aos 12 anos
Propomos a este grupo que assista, em conjunto, aos espetáculos apresentados no âmbito do Paralelo. Após cada espetáculo, Tomás Carneiro, da Filosofia Pública, desafia-os a questionar e a descobrir os vários olhares que as Artes Performativas possibilitam.

Para jovens dos 15 aos 18 anos
Mensalmente este grupo assiste a espetáculos da programação, tendo ainda a possibilidade de realizar atividades exclusivas, relacionadas com o espetáculo a que assistem.

P.E.D.R.A
Projeto Educativo em Dança de Repertório para Adolescentes



P.E.D.R.A
é um projeto de dança contemporânea, desenvolvido entre janeiro e abril, destinado a jovens entre os 15 e os 18 anos, sem experiência artística. Tem como ponto de partida o convite à participação de um coreógrafo de renome nacional, que disponha de um repertório que possa ser descoberto por esse grupo. Nesta edição será Francisco Camacho. O processo é desenvolvido em simultâneo em 3 cidades (Lisboa, Porto e Viseu), num regime de cocriação entre os participantes e um coreógrafo local (no caso da cidade do Porto, será Joana Providência), com o acompanhamento do coreógrafo convidado. 
A escolha do repertório é livre, ainda que limitada ao trabalho que o coreógrafo convidado privilegie. O programa termina com a apresentação de um exercício a partir da interpretação, leitura e fruição desse repertório. Esta é a segunda de três edições deste projeto, coproduzido pela Culturgest (Lisboa), pelo Teatro Municipal do Porto (Porto) e pelo Teatro Viriato (Viseu). Em cada cidade é selecionado um grupo de participantes e anualmente uma das estruturas é também a anfitriã.

Queres ser participante neste projeto?
Este projeto destina-se a participantes entre os 15 e os 18 anos sem experiência prévia na área da Dança.

Calendário previsto
setembro 2018 abertura de candidaturas
dezembro 2018 encerramento de candidaturas e seleção dos candidatos em cada uma das cidades onde é desenvolvido o projeto
17 & 18 de dezembro 2018 primeiro encontro dos participantes e sessão pública/aula aberta
de janeiro a abril 2019 sessões de trabalho com o coreógrafo assistente · Ensaios definidos consoante a disponibilidade dos participantes

Locais e datas de apresentação
Cada grupo apresentará na sua cidade o resultado final durante o mês de abril de 2019, nas seguintes salas: Culturgest, Teatro Viriato e Teatro Municipal do Porto (12 e 13 de abril, no Café-Teatro do Teatro Campo Alegre)
Os 3 grupos apresentarão 
o trabalho conjuntamente 
no Teatro Viriato, em Viseu, a 17 de abril de 2019 (19h)

Número máximo de participantes por grupo: 15

Mais informações e inscrições paralelo.tmp@cm-porto.pt (até 10 de dezembro 2018)

O Amigo Secreto
Maria do Céu Ribeiro e Paulo Mota


É um projeto continuado do Teatro Municipal do Porto que desafia e questiona os seus “Amigos” sobre dois conceitos: o que é a Amizade e o que é ser, afinal, um Amigo do Teatro. De uma forma geral, os espectadores assumem um papel de meros observadores, com maior ou menor intervenção, mais ou menos ativos, mas raramente expondo as suas ideias ou sensações. Nem sempre lhes é dado o palco para expressarem aquilo que pensam. Neste projeto, e durante vários meses, um grupo de participantes vai ter a oportunidade de (se) conhecer, individual e coletivamente. Neste projeto, o nosso Amigo (secreto para muitos) deixa de o ser, passando a ser também Amigo (comum) de quem o vê.

Queres ser participante neste projeto?
Este projeto destina-se a participantes com mais de 18 anos, com ou sem experiência prévia na área do Teatro e que sejam “Amigos” do Teatro Municipal do Porto
Para ser Amigo do Teatro Municipal do Porto, basta possuir ou aderir ao cartão Rivoli Alegre

Mais informações e inscrições paralelo.tmp@cm-porto.pt 

Vinte Minutos

Vinte Minutos é um projeto anual do Teatro Municipal do Porto que se desenvolve ao longo do ano letivo, envolvendo alunos finalistas das seguintes escolas artísticas do Porto: ACE – Escola de Artes; balleteatro; ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo; ESAP – Escola Superior Artística do Porto. Tem como objetivo principal apresentar novas criações desenvolvidas exclusivamente por alunos, com a participação dos mesmos.

Nesta terceira edição os projetos selecionados serão apresentados em setembro de 2019.

Mais informações e inscrições paralelo.tmp@cm-porto.pt (até 30 de dezembro de 2018)