Tiago Correia / A Turma

Pela água
FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica 2019

Maio

21 Ter 21.00h


CAMPO ALEGRE Auditório

7.50€ • ≈1.20h • >14 

bilhetes

Texto e encenação Tiago Correia
Interpretação Eduardo Breda, João Melo
Cenografia Ana Gormicho
Figurinos Sara Miro
Desenho de luz Rui Monteiro
Desenho de som e operação Pedro Lima 
Música original Les Saint Armand
Montagem e operação de luz José Diogo Cunha
Imagem Francisco Lobo
Design gráfico Inês Ferreira
Produção A TURMA
Produtora Sandra Carneiro / Marca-d’água
“Pela água” é um texto original de Tiago Correia, publicado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, em 2017, no âmbito do Grande Prémio de Teatro da SPA / Teatro Aberto. 
Em “Pela Água” fala-se do amor e dos seus desencontros. Um diálogo intenso, enigmático mas nítido, entre dois homens de uma mesma mulher. Diferentes idades, diferentes experiências, tanto e tão pouco em comum. Uma meditação conjunta acerca das relações humanas, que aprofunda o poder das palavras num diálogo dominado pela ausência dessa mulher – e pelo amor. “Pela água” é uma peça de teatro íntimo, de revelações e confidências, que suscita questões existenciais e sociais, geracionais e relacionais, como a da falta de perspetivas de futuro, a questão da superação dos ídolos, o confronto com a mudança de paradigmas de geração para geração e a crítica à estrutura familiar tradicional. Suscita ainda questões feministas - através do empoderamento da figura feminina - assente numa figura central ausente.


Tiago Correia
, Tomar, 1987. Licenciou-se em Teatro-Interpretação na ESMAE (Porto). Fundou a companhia A Turma, em 2008. É colaborador da ACE Famalicão desde 2012, onde leciona teatro-interpretação, e é cantautor no projeto musical Les Saint Armand. Foi distinguido com os prémios Melhor Actor no Festival Ver e Fazer Filmes (curta-metragem “Até Amanhã", de Gonçalo Ribeiro, 2012); Grande Prémio de Teatro Português SPA-Teatro Aberto 2016, com “Pela água”; Menção Honrosa do Prémio Inatel Teatro Novos Textos 2018, com “Ponto de Fuga”; Grande Prémio de Teatro Português SPA-Teatro Aberto 2018, com “Alma”.
Tiago Correia / A Turma -