Cia. Suave / Alice Ripoll

Cria
Estreia nacional
Brasil
DDD – Festival Dias da Dança 2019

Maio

4 Sáb 19.00h


RIVOLI Grande Auditório

10.00€ • >14

bilhetes

Direção Alice Ripoll
Interpretação Tiobil Dançarino Brabo, Kinho JP, VN Dançarino Brabo, Nyandra Fernandes, May Eassy, Romulo Galvão, Sanderson Rei da Quebradeira, Thamires Candida, GB Dançarino Brabo, Ronald Sheik
Assistência de direção/ operador de som Alan Ferreira
Produção Rafael Fernandes
Iluminação Andréa Capella
Figurino Raquel Theo
Participaram no processo de criação Jéssica Queiroz, Rodrigo Ninja, Foguinho

Duração aprox. 50 mins
“Cria” é um espetáculo de afeto e sensualidade que convoca a dancinha, o passinho - o primeiro estilo de dança urbana brasileiro -, o funk e a dança teatro.  
A peça investiga a noção de Criação, as suas aceções e possibilidades: criar um espetáculo, criar uma técnica nova como o passinho, criar filhos. Criaturinhas. A criação de todos nós, que tivemos origem num ato sexual, ação tão próxima da dança. Rebento. A dança da vida na favela, uma corda bamba onde cada instante é valorizado. O coração dizendo “bata!” e cada bofetão de sofrimento. Cria de uma comunidade. As relações criam movimentos e a dança recém-nascida aqui é filha desses ódios e afetos que transformam a violência do atual contexto brasileiro em potência criativa. “Nóis é Cria, não é Criado” é o lema deste grupo que está a circular nos mais importantes festivais de dança contemporânea na Europa.  

Dirigido pela coreógrafa Alice Ripoll, o grupo teve início com a criação do espetáculo “Suave”, que uniu o funk à dança contemporânea. Em 2014, no âmbito do projeto "Entrando na Dança", do Festival Panorama, dez jovens do Complexo do Alemão (Rio de Janeiro) foram selecionados para este trabalho. O grupo mostrou um resultado tão surpreendente que o espetáculo estreou no
Festival Panorama e já circulou pela Europa ao longo de quatro anos consecutivos, tendo sido apresentado nos festivais Noorderzon Performing Arts, Zurich Theaterspetalel, Kampnagel Summer Festival, Festival de la Cité, e nos teatros Hellerau, HAU, Tanzhaus nrw, Mousonturm, Centre National de la Danse, e NorrlandsOperan.
Cia. Suave / Alice Ripoll - © Renato Mangolin

© Renato Mangolin